sábado, 26 de novembro de 2011

PORQUE EU NÃO PENSEI NISSO ANTES?





quatro ignorâncias podem concorrer em um amante que diminua muito a perfeição e merecimento de seu amor: ou porque não se conhece a si, ou porque não se conheça a quem amava., ou porque não se conheça o amor ou porque não se conheça o fim onde há de parar, amando.
pintaram os antigos, um amor menino e a razão é porque nenhum amor dura tanto que chegue a ser velho. mas há, sim, amor que dure muitos anos. porque pintam-no os sábios sempre menino? pinta-se o amor sempre menino, porque ainda que passe de sete anos, nunca chega à idade de uso da razão. usar de razão e amar, são duas coisas que não se juntam. a alma de um menino o que vem a ser? uma vontade com afetos e um entendimento sem uso. tal é o amor vulgar. tudo conquista o amor, quando conquista uma alma; porém o primeiro rendido é o entendimento. ninguém teve a vontade febricitante, que não tivesse o entendimento frenético. nunca houve enfermidade no coração, que não houvesse fraqueza no juízo. por isso os mesmos pintores do amor lhe vendaram os olhos, pois se o primeiro efeito ou ultima disposição do amor é cegar o entendimento, isso que vulgarmente se chama amor, tem mais partes é de ignorância. e quantas partes tem de ignorância, tantas lhe falta de amor. quem ama porque conhece, é amante. quem ama porque ignora, é néscio.

                                                                                                          padre vieira
                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

muito obrigado por comentar neste blog. só não esqueça que a trema caiu e que berinjela é com J! não leve a mal. estou avisando para que você não passe vergonha na frente dos outros comentaristas.